terça-feira, 19 de maio de 2009

Trabalho de Geografia - 2o bimestre

TRABALHO DE GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE

Tema: Os grandes biomas da Terra
Valor: 2,0 pontos
Material:
- Caixa de sapato padrão (daquela que não tem a tampa grudada)
- Massa de modelar
- Palitos diversos ( dente, picolé, fósforo...)
- Base de isopor

Objetivo: O grupo deverá representar, na caixa de sapatos, o bioma sorteado, mostrando fauna e flora. Na tampa da caixa, deve colocar todas as informações acerca do bioma representado: clima, relevo e vegetação.

Grupos e subtemas:
1. Tundra e vegetação de montanha;
2. Floresta Temperada ou de Coníferas;
3. Pradarias;
4. Vegetação Mediterrânea (Chaparral);
5. Semideserto e Estepe;
6. Deserto;
7. Savana;
8. Floresta Equatorial ou tropical.

Avaliação:
· Caixa encapada ou pintada: 0,2
· Informações na tampa: 0,4
· Representação fiel da vegetação: 0,7
· Representação fiel da fauna: 0,7
Obs: cada erro de Língua portuguesa (ortografia, acentuação e pontuação): menos 0,1.

Data de entrega:
1º H, I e L – 15/06
1º J – 16/06
1º G e M – 17/06
1º D e E – 18/06
1º F e K – 19/06

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Camadas da Terra


O planeta Terra em toda sua dimensão esférica possui várias camadas que variam quanto sua composição química e física, essas camadas estão divididas em:
Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos, essa camada é onde desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.
Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio, sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500o Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km)
Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), o núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC.
Ainda dentro das três divisões existem subdivisões:
Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida. Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfície terrestre, faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida. Mesosfera: É uma larga camada sólida, com densidade muito superior a das rochas encontradas na superfície terrestre.

A formação da Terra

Para alcançar o nível de evolução no qual encontra o planeta hoje, foi preciso milhões de anos para que esse se configurasse e pudesse oferecer condições para o desenvolvimento da vida. Segundo a classe de cientistas a Terra está datada de 4,5 a 5,0 bilhões de anos.
Ao longo de sua formação o planeta já possuiu diferentes características em consistência e principalmente em temperatura, houve períodos com temperaturas extremamente elevadas, e supostamente o planeta passou por processo de glaciação. Em forma de retrospectiva, segue os principais eventos que marcaram a formação do planeta e de seus habitantes, os seres vivos.
1º evento: Formação da Terra há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Nesse período, o planeta era extremamente quente equivalente a uma imensa bola de fogo, não abrigando nem uma forma de vida.
2º evento: Passados milhões de anos após a formação do planeta, a Terra entrou em um processo de resfriamento gradativo, essa alteração originou uma estreita camada de rocha em toda a Terra.
3º evento: Com as mudanças ocorridas na temperatura do planeta, que foi se resfriando, foi expelida do interior da Terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor de água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos, que possuíam cerca de 20 cm de profundidade.
4º evento: A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente no plantae as bactérias e algas, além de microrganismos, isso há cerca de 3 bilhões e 500 milhões de anos.
5º evento: Essas primeiras formas de vida foram importantes para o surgimento de outros seres. Surgiram então, oriundos dos microrganismos, os invertebrados dentre eles medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, além disso, desenvolveram plantas tais como as algas verdes, todos os seres vivos desse momento habitavam ambientes marinhos.
6º evento: Pouco tempo depois algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para áreas continentais, dando origem às primeiras plantas terrestres.
7º evento: Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de peixes saíram da água dando origem aos anfíbios e posteriormente aos répteis. Houve um tempo no qual o planeta Terra ficou povoado por grandes répteis denominados de dinossauros, esse ficou caracterizado como o Período Jurássico. O período permiano deu origem às plantas com flores e os mamíferos. Os grandes répteis foram extintos há 70 milhões de anos.
8º evento: Há aproximadamente 65 milhões de anos teve início a formação das grandes cadeias de montanhas como o Himalaia e os Alpes. Os animais como os mamíferos e as aves proliferaram por todo o planeta, a atmosfera já possuía as mesmas características atuais.
9º evento: Há aproximadamente 4 milhões de anos surgiram os ancestrais dos seres humanos, o planeta a partir de então entrou em períodos de muito frio ocasionados pelo crescimento das geleiras, no entanto, há 11 mil anos as geleiras se fixaram nas zonas polares.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-formacao-terra-os-seres-vivos.htm

Exercício de revisão 2 - Período de greve

Copiar no caderno os itens corretos ou imprimir e responder.




Exercício de revisão 1 - Período de greve

Copiar e responder este exercício no caderno.

Movimentos da Terra



O planeta Terra realiza diversos movimentos no espaço sideral que provocam alterações em relação à proximidade com o Sol, especialmente no movimento de translação, que é responsável pelo surgimento das estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). O início das estações do ano é determinado pelos solstícios e equinócios, que basicamente são datas que registram o começo de cada estação.


Os solstícios são identificados em períodos do ano em que um dos hemisférios (norte-sul) se encontra submetido a uma intensa quantidade de luz solar sobre a superfície, enquanto o outro recebe uma incidência de luminosidade mais modesta. Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano, 21 de junho e 21 de dezembro. No solstício de 21 de junho começa o verão no hemisfério norte, que recebe uma intensa luminosidade solar. Em virtude desse fenômeno, o dia se torna mais longo que as noites.


Essa data marca também o início do inverno no hemisfério sul, que recebe uma quantidade de luz solar menos intensa, como resultado o dia é mais curto do que a noite. O solstício de 21 de dezembro marca o princípio do inverno no hemisfério norte, onde a incidência de luz solar nesse período não é intensa. Em consequência, o dia é mais curto que a noite. Nesse mesmo solstício, inicia-se o verão no hemisfério sul, nessa época do ano essa parte do planeta recebe uma intensa luminosidade solar, deixando o dia mais longo que a noite.


Já os equinócios acontecem em períodos nos quais a quantidade de luz solar incide de maneira igual nos dois hemisférios (norte-sul). Em períodos de equinócios, dia e noite possuem 12 horas. Os equinócios acontecem em dois momentos do ano: 21 de março e 23 de setembro. No equinócio de 21 de março, tanto o dia como a noite são de 12 horas. Essa data consolida o começo da primavera no hemisfério norte e o início do outono no hemisfério sul. Nos equinócios de 23 de setembro, os hemisférios norte e sul apresentam dia e noite com duração igual (12 horas). Essa data marca o princípio do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.





http://www.alunosonline.com.br/geografia/solsticios--equinocios-----------/





Para as pessoas a terra é estática, imóvel, mas isso não é verdade, pois a terra realiza sim vários movimentos, mas não percebemos. Dentre os movimentos realizados pela terra os mais conhecidos são o de rotação e de translação, além desses existem os movimentos de precessão e de nutação.


Rotação: É o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, esse movimento é responsável pela consolidação dos dias e das noites, o tempo gasto para realização do movimento de rotação é de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.


Translação: É o movimento que a Terra realiza em torno do sol, esse movimento altera a distância entre a terra e o sol, tal movimento gasta 365 dias, 6 horas e 48 minutos, e no ano bissexto 366 dias, além de ser responsável pelas estações do ano.


Mas a terra não realiza apenas os dois movimentos citados, existem outros, veja:


Precessão: É um movimento realizado pela Terra, seu movimento parece com o do movimento de um pião, o tempo para realizar esse movimento é de 25.800 anos. O movimento de precessão é realizado em torno de um eixo perpendicular.


Nutação: Movimento em torno da normal ao plano da órbita, é causado por alterações gravitacionais da lua e do sol, a duração desse movimento é de 18,6 anos.


http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/movimentos-terra.htm