domingo, 27 de setembro de 2009

Gabarito

Gabarito. Exercícios dos capítulos 26 e 27 do livro.
Estudem...


























quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Lembretes...

Matéria do provão: Capítulos 26 e 27.

Entrega do trabalho de recuperação do 3o bimestre: 30/09/2009, impreterivelmente.

Estarei olhando os cadernos nas próximas aulas, não esqueçam... vale 3,0 pontos

trabalho de geografia 3o bimestre

Trabalho de Geografia – Valor: 1,0 ponto.

data: 23/09/2009

Entrega: próxima aula

PODE SER EM DUPLA!


1. Na África Subsaariana, na América Latina, no Oriente Médio e em partes da Ásia, a urbanização com baixa taxa de crescimento econômico é claramente herança de uma conjuntura política global – a crise da dívida externa do final da década de 1970 e a subseqüente reestruturação das economias do Terceiro Mundo pelo FMI nos anos 1980. O crescimento da população urbana, apesar do baixo crescimento econômico, é a face extrema do que alguns pesquisadores rotularam de "superurbanização". (Adaptado de Mike Davis, Planeta de favelas: a involução urbana e o proletariado informal. In: Emir Sader (org.). Contragolpes: seleção de artigos da New Left Review. São Paulo: Bontempo, 2006, p.195.)


a) Um dos resultados da superurbanização é o desenvolvimento de megacidades com mais de 8 milhões de habitantes e de hipercidades com mais de 20 milhões de habitantes, muitas delas localizadas na Ásia. Aponte e justifique as razões para essa forte urbanização recente em países asiáticos.


b) A predominância das favelas é uma das principais marcas da urbanização acelerada nos países de Terceiro Mundo e uma marca do crescimento da pobreza urbana. Explique algumas características que qualificam um assentamento como favela.

2. O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen (...), o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Não abrange todos os aspectos do desenvolvimento e não é uma representação de “felicidade” das pessoas, nem indica “o melhor lugar para se viver”.
Fonte: Adaptado de http://www.pnud.org.br, out. 2006.


Quais os indicadores que compõem o IDH? Apresente um aspecto relevante da realidade social ausente dessa composição.

3. Cerca de 80% dos 6,1 bilhões da população mundial vivem em regiões mais pobres, segundo dados divulgados pela ONU em 2001. A população mundial cresce 1,2% ao ano, o que corresponde a um aumento anual de aproximadamente 74 milhões de pessoas. Contudo, enquanto nos países pobres o índice de crescimento chega a 2,5% ao no, naqueles mais industrializados não passa de 0,2%.

a) Indique duas causas principais que explicam o baixo índice de crescimento populacional dos países mais ricos.

b) Como estes países procuram solucionar o problema da falta de mão-de-obra?