quinta-feira, 22 de abril de 2010
Roteiro de Estudo
1. Quais as escalas mais usadas para medir os terremotos?
2. Que acontecimentos podem gerar terremotos?
3. Qual é a melhor representação da Terra? Explique.
4. Quais as características dos mapas medievais?
5. Como são confeccionados os mapas modernos?
6. As projeções cartográficas respeitam as proporções e distâncias do globo? Explique.
7. O que é o movimento de rotação? E de translação?
8. Explique solstícios e equinócios?
9. Quais as consequências dos movimentos da Terra?
10. O que é um tsunami? como ele acontece?
11. Explique, detalhadamente, a Teoria da Deriva Continental.
12. Explique, detalhadamente, a Teoria das Placas Tectonicas.
13. Explique cada uma das camadas da Terra.
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Trabalho de Geografia do 1o bimestre
Abaixo seguem as determinações para o trabalho de Geografia do 1o bimestre.
Tema: Cartografia - Projeções Cartográficas
Valor: 3,0 pontos
Entrega: Entre 22 e 26/03 (confira a data de sua turma)
Componentes do trabalho (nesta ordem):
Capa (Modelo em: www.4shared.com/file/231804920/8c3dc8f6/capa.html)
Índice
Introdução ( Na introdução, escreva sobre o tema. Explique o que é cartografia, o que são as projeções cartográficas, por que e quando surgiram... essas coisas!)
Corpo do trabalho: exemplo em www.4shared.com/file/231805353/ef5eed38/Trabalho.html
1. Projeções cônicas
2. Projeções cilíndricas
3. Projeções azimutais
4. Projeções planas
5. Projeções afiláticas ou equidistantes
6. Projeções semelhantes
7. Projeções equivalentes
Conclusão (na conclusão, faça um resumo coerente de tudo o que foi apresentado no trabalho.)
Bibliografia: PRESTE ATENÇÃO !
Se a fonte de pesquisa for um livro:
BOLIGIAM, Levon, ALVES, Andressa. Geografia: Espaço e vivência: volume único. 2. Ed. - São Paulo: Atual, 2007.
ATENÇÃO: Sobrenome e nome do autor; nome da obra (em negrito e itálico); edição; estado; editora; ano da edição.
Se a fonte for um site:
Ex: www.educação.uol.com.br/geografia/ult1701u70.jhtm
ATENÇÃO: http://www.google.com.br/ não é bibliografia!
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
domingo, 27 de setembro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Lembretes...
Entrega do trabalho de recuperação do 3o bimestre: 30/09/2009, impreterivelmente.
Estarei olhando os cadernos nas próximas aulas, não esqueçam... vale 3,0 pontos
trabalho de geografia 3o bimestre
Trabalho de Geografia – Valor: 1,0 ponto.
data: 23/09/2009
Entrega: próxima aula
1. Na África Subsaariana, na América Latina, no Oriente Médio e em partes da Ásia, a urbanização com baixa taxa de crescimento econômico é claramente herança de uma conjuntura política global – a crise da dívida externa do final da década de 1970 e a subseqüente reestruturação das economias do Terceiro Mundo pelo FMI nos anos 1980. O crescimento da população urbana, apesar do baixo crescimento econômico, é a face extrema do que alguns pesquisadores rotularam de "superurbanização". (Adaptado de Mike Davis, Planeta de favelas: a involução urbana e o proletariado informal. In: Emir Sader (org.). Contragolpes: seleção de artigos da New Left Review. São Paulo: Bontempo, 2006, p.195.)
a) Um dos resultados da superurbanização é o desenvolvimento de megacidades com mais de 8 milhões de habitantes e de hipercidades com mais de 20 milhões de habitantes, muitas delas localizadas na Ásia. Aponte e justifique as razões para essa forte urbanização recente em países asiáticos.
b) A predominância das favelas é uma das principais marcas da urbanização acelerada nos países de Terceiro Mundo e uma marca do crescimento da pobreza urbana. Explique algumas características que qualificam um assentamento como favela.
2. O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen (...), o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Não abrange todos os aspectos do desenvolvimento e não é uma representação de “felicidade” das pessoas, nem indica “o melhor lugar para se viver”.
Fonte: Adaptado de http://www.pnud.org.br, out. 2006.
Quais os indicadores que compõem o IDH? Apresente um aspecto relevante da realidade social ausente dessa composição.
3. Cerca de 80% dos 6,1 bilhões da população mundial vivem em regiões mais pobres, segundo dados divulgados pela ONU em 2001. A população mundial cresce 1,2% ao ano, o que corresponde a um aumento anual de aproximadamente 74 milhões de pessoas. Contudo, enquanto nos países pobres o índice de crescimento chega a 2,5% ao no, naqueles mais industrializados não passa de 0,2%.
a) Indique duas causas principais que explicam o baixo índice de crescimento populacional dos países mais ricos.
b) Como estes países procuram solucionar o problema da falta de mão-de-obra?