sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Choque entre satélites


Foto fora de escala de todos os objetos de lixo espacial orbitando a Terra. São mais de 17 mil.

Choque espacial

Dois satélites de comunicação – um da Rússia e um dos Estados Unidos – colidiram no espaço.
O choque, o primeiro deste género entre satélites ocorreu a cerca de 780 km acima do território da Sibéria. Um dos equipamentos pertencia à companhia americana Iridium e orbitava em alta velocidade quando bateu contra o engenho russo desactivado.
De acordo com Alexader Golts, um analista miltar independente “desde há meio século de explorações espaciais um grande número de objectos foram deixados para trás, hoje entre 18 a 20 mil de todo o tipo andam por aí”. Segundo a Nasa, o impacto produziu uma gigantesca “nuvem” de estilhaços, que poderiam atingir e até destruir outros satélites.
Mas, de acordo com a agência americana, o risco para a Estação Espacial Internacional e os seus três astronautas é pequeno, já que ela orbita a Terra a uma distância de 435 km abaixo da rota da colisão.

http://www.euronews.net/pt/article/12/02/2009/experts-track-satellite-crash-space-debris/





Protocolo espacial





"Isso vai acontecer mais e mais vezes porque, basicamente, há cada vez mais coisas, satélites e lixo espacial ali nessa órbita baixa da Terra", disse Brookes. "Estamos pedindo algum tipo de regulamentação, mas as pessoas não estão compartilhando (informações), porque boa parte é confidencial. As grandes potências não estão querendo se sentar e resolver a questão de forma adulta." Há dois anos a China fez uma experiência para destruir um satélite, formando milhares de fragmentos de entulho espacial. Embora alguns sejam pequenos, eles viajam a milhares de km/h e podem causar um enorme estrago.





http://www.opovo.com.br/internacional/855023.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário