terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A corrida espacial






A corrida espacial teve início Durante a Guerra Fria, guerra essa em que a «paz era impossível e a guerra improvável». Tal clima de medo, posso até arriscar a dizer de terror, criava uma constante necessidade de os países se tentarem demonstrar superíores ao nível de vários sectores, sendo essa a razão pela qual os EUA e a URSS deram início á corrida espacial.
A disputa entre Estados Unidos e União Soviética (URSS) pela conquista do espaço foi o grande impulso para a exploração espacial. Resultou em grandes avanços científicos e tecnológicos, além de descobertas importantes.
Em 1957, a URSS partiu em vantagem, lançando o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial a entrar em órbita. Uma semana depois, foi lançado o Sputnik 2, com a cadela Laika, tornando se assim o primeiro ser vivo a ir para o espaço.
Os EUA tinham menosprezado a eficácia soviética pois existia a noção, enraisada em toda a América, de que não só os americanos constituíam a vanguarda tecnológica do Mundo como a de que o povo soviético era particularmente atrasado em termos tecnológicos. Em plena Guerra Fria, e com este acontecimento, os americanos sentiram-se humilhados e vulneráveis até que, em 1958, os EUA reagiram com a criação da NASA, responsável pelo programa espacial do país.
Nesse mesmo ano foi lançado o primeiro satélite artificial americano, o Explorer 1.
A partir de 1960, o principal objectivo das viagens espaciais passou a ser a ida do homem ao espaço.
Novamente a União Soviética sai em vantagem, em 1961, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin na cápsula espacial Vostok 1.
A viagem durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilómetros em volta da Terra numa única órbita.
Como que se de um contra ataque se trata se, em 1962, os americanos enviaram John Glenn para o espaço.
Surgiu então o projecto soviético para enviar o homem à Lua que começou com a nave Soyuz 1 e mal tomaram conhecimento, os Americanos iniciaram a missão Apollo. A principal missão do Projecto Apollo era levar homens à Lua e trazê-los de volta a salvo, mas a possibilidade de não dar certo era tão grande que o presidente dos EUA, Richard Nixon, já tinha um discurso pronto para cada uma das situações: o sucesso ou o fracasso da operação. Felizmente a operação foi bem sucedida e os americanos os primeiros a chegar á superfície lunar em 20 de Julho de 1969, quando o módulo lunar Eagle, da nave Apollo 11, pousou em solo lunar, e o primeiro homem a pisar a Lua, Neil Armstrong deu fim à corrida espacial.
A famosa frase do astronauta, mal pisou o solo lunar, tornou-se célebre na História do século XX: "Um pequeno passo para o homem, mas um grande passo para a Humanidade".
As viagens à Lua começaram bem antes das viagens a Marte e foram símbolo do domínio mundial americano, já que o contexto era o da Guerra Fria, na qual EUA e União Soviética disputavam o poder político e económico.
Bibliografia
O suporte de pesquisa para este trabalho foi essêncialmente multimedia tendo por isso recorrido ás páginas da internet:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_11
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nave_Apollo
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/1732
http://www.nasa.gov/worldbook/armstrong_neil_worldbook.html
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2007/10/02/297977068.asp
http://clubedeastronomia.no.sapo.pt/historia_corrida.htm

2 comentários:

  1. O HOMEM NAO FOI A LUA PELO MENOS NESSA EPOCAS AI CERTO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom. O Texto Está Ótimo, Ajudou Bastante Obrigada *-*

    ResponderExcluir