terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O Universo







O Universo e os Astros

1. No universo existem centenas de bilhões de galáxias, estrelas, planetas, satélites, cometas e asteróides.

· Galáxias

As galáxias são conjuntos de estrelas e outros astros (planetas, asteróides, satélites, etc.). Muitas galáxias têm forma de um disco com um núcleo central.
· Estrelas
As estrelas são astros com luz própria. Elas são formadas por gases com temperaturas muito altas, e enviam luz para outros astros.
· Planetas
Os planetas são astros iluminados, sem luz própria, que refletem a luz de uma estrela. Cada planeta segue sua própria orbita ou caminho.
· Satélites
Os satélites são astros iluminados que giram em torno dos Planetas e são menores que os planetas.
· Asteróides
Os asteróides são rochas de vários tamanhos e formas. No sistema solar eles se localizam entre as órbitas de Marte e Júpiter.
· Cometas
Os cometas são corpos celestes provenientes de diferentes pontos do universo. Eles são rochas cobertas com substâncias frias e gases congelados. Eles apresentam um núcleo sólido formado de gelo e outras substâncias. Quando eles se aproximam do Sol, parte do núcleo se vaporiza dando origem a uma imensa cauda.

2. A Via Láctea é a nossa galáxia

A Via Láctea é constituída por centenas de bilhões de estrelas, entre elas, o Sol.
Nossa galáxia foi batizada de Via Láctea porque os antigos gregos achavam que no céu noturno ela se parecia com uma faixa branca e nebulosa, um “caminho de leite”.


3. Sistema Solar

Conjunto formado pelo Sol e pelos astros que giram ao seu redor. O Sol é a estrela mais próxima da Terra e rege os movimentos dos planetas do sistema Solar.
A luz e o calor que o Sol irradia foram fundamentais para que surgisse vida na Terra.
Os planetas que formam o Sistema Solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte (planetas rochosos), Júpiter, Saturno, Urano e Netuno (planetas gasosos).
Do livro Projeto Araribá 5. Editora Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário